quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Uma Introdução sobre Tecnologia de Reciclagem de Cartuchos de Toner.

1 –Impressoras laser

A primeira impressora a laser foi fabricada no ano 1983, por uma equipe formada por Hewlett – Packard e a Cânon. Na realidade tudo começou com Chester Carlson inventor da máquina de Xerox. Esta invenção foi à base da corporação Xerox. Vinte anos após desta invenção um empregado da Xerox inventou uma impressora a laser, seu nome era Gary Strakweather, ele construiu o primeiro protótipo, que imprimia uma página por minuto com resolução de 500 DPI, ainda assim a Xerox não sentiu a demanda, e vendeu o projeto para a companhia Cânon. A Cânon construiu o primeiro cartucho no ano 1975.
Seu funcionamento baseia-se na utilização do raio laser como forma de imprimir uma imagem latente num intermediário, o cilindro fotocondutor orgânico (mais conhecido como OPC) e sua posterior transmissão para o papel com o toner através dos seis passos da impressão a laser:


1. Descarregamento e carregamento do “OPC”
2. Exposição
3. Revelação
4. Transferência.
5. Fusão.
6. Limpeza.
*(As marcas são propriedade de seus detentores e são usadas aqui apenas como referência)

2- Cartuchos

Os cartuchos e seus componentes são, juntamente com o Toner a matéria prima básica da remanufatura. Um cartucho de Toner que não estiver em condição de uso poderá ser reciclado completamente de forma a voltar a funcionar sendo que o remanufaturador terá condições não apenas de recarregar, mas verdadeiramente remanufaturar limpando as peças, corrigindo problemas ou substituindo as partes danificadas. Mesmo cartuchos danificados terão valor comercial para o remanufaturador posto que os mesmos poderão suprir algumas peças em boas condições que serão úteis para a reciclagem de outros cartuchos similares

1) Originais “OEM”

 São produzidos pelos fabricantes das impressoras.
 São novos.

2) Compatíveis

 São produzidos por outros fabricantes.
 São novos.
 Seu preço é um pouco menor que o original.

3) Remanufaturados

 São cartuchos originais vazios remanufaturados por um processo especial que inclui o teste, a limpeza, a substituição de peças, a recarga e controle de qualidade de impressão.
 Permitem obter economias de ordem de 40%.
 Cada vinte cartuchos permitem economizar o valor de uma impressora.
 Cada cartucho reciclado evita o gasto de 5 litros de petróleo na fabricação de um cartucho novo.
 Não danificam as máquinas (são os próprios cartuchos de fabricantes originais que recebem uma nova carga e peças).
 Não invalidam a garantia da máquina (o consumidor não pode ser obrigado pelo fabricante a utilizar suprimentos especificados pela fábrica).
 Imprimem a mesma ou até maior quantidade de páginas que o original “OEM”.


3-Remanufatura, Recarga, Reciclagem

A remanufatura consiste em uma seqüência de procedimentos para tornar utilizável um cartucho de impressão cuja carga esgotou-se. Na linguagem comum é sinônimo de recarga ou reciclagem de cartuchos, entretanto os termos apresentam um significado um pouco diferente para os profissionais da área.

A remanufatura é entendida como o processo feito adequadamente de maneira a permitir a obtenção de um cartucho em estado equivalente ao original. No caso de cartuchos de toner inclui a substituição de peças.

A recarga é o ato ou operação de colocar toner no cartucho, entende-se como o procedimento de um usuário, sendo inadequado para um profissional. No caso do toner é totalmente inadequado, pois a recarga pura e simples através de furos no reservatório de toner como era feita nos primeiros cartuchos não efetua a remoção do toner da “lixeira” o que acarreta no seu trasbordamento após algum tempo de uso e causa imensos transtornos ao cliente desacreditando o nosso mercado. Além disto ao efetuar-se uma simples recarga não são limpos os contatos internos nem substituídas as peças danificadas causando possíveis problemas a curto ou médio prazo durante o uso do cartucho. A RECARGA É APENAS UM DOS PASSOS DA REMANUFATURA OU RECICLAGEM DE UM CARTUCHO DE TONER.

A palavra mais genérica, reciclagem, é usada basicamente para ressaltar o aspecto social e ecológico importante sem ater-se a pormenores do processo.


4- Qualidade (Característica) do Cartucho Remanufaturado

O cartucho remanufaturado apresenta característica equivalentes ao original. Isto ocorre porque uma de suas matérias primas básicas é o cartucho vazio. As características desse cartucho determinam as faixas adequadas de propriedades da outra matéria prima básica, o pó de toner, isto aliado à avaliação e substituição, quando necessário, de suas peças feito por técnico qualificado garantem a reciclagem correta do cartucho obténdo-se um produto similar ao original.



5- Forma de Recarga

A recarga é uma parte do processo de remanufatura que consiste em colocar o toner no cartucho.

A remanufatura de cartuchos de Toner é um processo exclusivamente manual que consiste de 10 etapas que não podem ser negligenciadas.

1. Teste de impressão prévio e analise.
2. Abertura do cartucho.
3. Desmontagem das peças.
4. Limpeza de resíduos de Toner antigo.
5. Limpeza de contatos.
6. Limpeza de peças.
7. Avaliação das peças e substituição se necessário
8. Recarga.
9. Remontagem.


Teste de impressão final

Talvez o passo mais importante seja o teste de impressão em impressora. Este passo muitas vezes é negligenciado, o que constitui uma falha imperdoável de remanufatura. Não há como saber se o cartucho está em condições para venda sem que ele seja testado individualmente e a impressora constitui o equipamento mais adequado para isso. Para quem começa este é seguramente o maior item de custo.

O cartucho pode não passar pelo teste de impressão, neste caso usaremos está impressão mais os conhecimentos obtidos no curso de remanufatura da Ink Press e a tabela com exemplos para identificação de problemas que recebemos durante o curso Ink Press para deduzirmos onde falhou a remanufatura e a seguir reiniciaremos o processo para reparar a falha e assim subseqüentemente até obter o sucesso na reciclagem do cartucho.


6- Recargas sucessivas

Um ponto geralmente mal compreendido é a quantidade de vezes que um mesmo cartucho pode ser recarregado e imprimir corretamente. Em diversas publicações podem ser encontradas incluso tabelas de recargas sucessivas.

O fato é que não é possível prever quantas vezes pode-se reutilizar um cartucho médio trazido por um fornecedor ou cliente normal. O histórico de cada cartucho é sempre desconhecido, quando foi produzido originalmente, como foi estocado, quantas páginas foram por ele impressas e de que forma, qual o estado da impressora em que foi utilizado, entre outras variáveis que se somam ao modelo de cartucho para determinar a sua vida útil.

Então o máximo que podemos fazer é dizer que com um bom tratamento por parte do remanufaturador e a substituição das peças à medida que for necessário à vida de um cartucho de toner poderá ser muito longa superando varias e subseqüentes recargas.
Por esta razão, ao contrario do caso de jato de tinta, é possível fazer um negócio baseado apenas na reciclagem do cartucho trazido pelo próprio usuário cliente e a substituição das partes necessárias.

7-Propriedades dos Toners

As toners para remanufatura devem atender uma série de requisitos para permitirem o melhor desempenho de um negócio de recarga, o cumprimento de todos eles de forma adequada é essencial para evitar problemas técnicos com os cartuchos.

Um comentário:

  1. Muito bem isso foi para mim uma verdadeira aula, parabéns pelo site muito legal!!!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger